terça-feira, 11 de julho de 2017

10ª Mostra de Ciências E 8ª Mostra do Conhecimento

Túnel das Sensações

A Grande Guerra (1914-1918) dizimou milhares de pessoas. Foi resultado de interesses imperialistas e revanchismo. Após um período de paz armada, onde os países preparavam-se para o conflito, formaram-se alianças. De um lado Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro formaram a Tríplice Aliança, do outro lado, França, Inglaterra e Rússia e mais tarde EUA formaram a Tríplice Entente. O estopim da guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando por um estudante sérvio e ativista do grupo Mão Negra. 
Aviões, tanques de guerra, submarinos, gases tóxicos foram usados pela primeira vez como armas de guerra. A derrota da Tríplice Entente tornou a Alemanha a grande "culpada" da guerra. Pelo Tratado de Versalhes coube a Alemanha o ônus da guerra.

Os alunos do 9º ano estudaram a Grande Guerra e escreveram cartas como se fossem soldados nas trincheiras. Na biblioteca da escola criaram um ambiente de guerra com trincheiras feitas de TNT, folhas secas, áudio e imagens de guerra, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os horrores da guerra, onde se mata em nome da Paz. Nossa intenção foi de mostrar a finitude da vida diante de cenas que chocam, e da importância de nos tornar mais humanos e sensíveis ao próximo.




Professora Arlete 

Nenhum comentário:

Postar um comentário